sábado, 16 de março de 2019

MEMÓRIA DA CANTORIA



HISTÓRIA DE UMA FOTOGRAFIA 


No clássico “CANTADORES”, seu livro de estreia em 1921, Leonardo Mota (*Pedra Branca-CE, 10 de maio de 1891 + Fortaleza-CE, 2 de janeiro de 1948) conta a história dessa fotografia, onde ele aparece anotando os versos de Cego Aderaldo e Jacó Passarinho. O Cego, muito posista, fere as cordas de uma rabeca e tem um cigarro detrás da orelha.  Jacó Passarinho, empertigado e muito senhor de si, acentua a elegância dos cantadores do passado. Vejamos o que diz Leota a respeito dessa foto, na página 74 de seu livro (3ª edição, Imprensa Universitária do Ceará, 1960):

“Rematarei as referências a Jacó Passarinho, aludindo aos versos que dele ouvi e do Cego Aderaldo, quando nos fizemos os três fotografar. Eu lhes havia recomendado que tomassem a atitude em que costumavam cantar e não se preocupassem com o “retratista”. Para maior naturalidade da fotografia, quis que a mesma reproduzisse um flagrante de desafio. Foi quando dos espontâneos menestréis colhi essas estrofes:

P. — Ceguinho, preste atenção,
         Repare o que está fazendo!
         Você, como não enxerga,
         Canta, porém não está vendo.
         Vigie que a nossa cantiga
         O doutor tá escrevendo...

C. — Se ele estiver escrevendo,
Eu nada posso fazer;
Sou cantador de improviso,
Ele bem deve saber...
Se ‘seu’ Doutor achar graça
É mangando de você.

— Mangando de mim? Duvido!
Deixe dessa moda feia
Tu morre e  não perde o sestro
De falar da vida alheia,
Ele manga é do cigarro
Que tu tem atrás da ‘oreia’.

— Passarinho, avoe mais baixo
Quando ocê cantar mais eu
Eu quero arrancar-lhe o bico
E as penas, só de judeu!
Invejoso, este cigarro
Foi seu Doutor que me deu.

— Pra tirar este retrato,
Andei légua e meia a pé,
Mas só tiro com você
Porque o Doutor é quem quer;
Cego assim, de pincenê
Parece é com caboré!

— Passarim venha mais manso
Senão tu paga o que deve
Quem conhece a minha força
Pro meu lado não se atreve.
Repente em minha cabeça
É olho d’água que 'réve'...


7ª edição de CANTADORES - Editora ABC


1ª Edição de CANTADORES, Livraria Castilho, 1921.


Aderaldo Ferreira de Araújo (Cego Aderaldo)


Um comentário:

CARIRI CANGAÇO

Adiado o CARIRI CANGAÇO de Paulo Afonso-BA NOTA OFICIAL Diante do atual quadro de Pandemia do Covid-19 que assola nossa Naçã...

Pesquisar este blog