quarta-feira, 20 de março de 2019

VIAGEM AO REINO ENCANTADO DO CORDEL




                                                 

PROJETO CORDEL COM A CORDA TODA CHEGA A ESCOLAS DE MARACANAÚ, CANINDÉ E QUIXERAMOBIM

 Sob a curadoria do cordelista e editor Klévisson Viana, o Projeto reúne poetas declamadores, repentista e xilogravador  em ação voltada para o público infantil.



Nos dias 28 de fevereiro, 21 e 22 de março de 2019, o “Projeto Cordel com a Corda Toda na Escola” estará presente nos municípios de Maracanaú, Canindé e Quixeramobim, respectivamente.

Com apoio da Secretaria Estadual da Cultura no “Programa Mais Infância”, a nova etapa do Projeto leva oficinas de xilogravura, lançamentos de livro e recitais a escolas públicas de municípios cearenses.

O projeto contempla o lançamento do livro Viagem ao reino Encantado do Cordel, dos autores Klévisson Viana e Arlene Holanda, com ilustrações do xilogravador e escritor cratense Maércio Lopes Siqueira, bem como oficinas de xilogravuras com o mestre João Pedro do Juazeiro; cantoria de viola com o jovem repentista Guilherme Nobre e recitais com Francisco Melchíades, Paulo de Tarso, Rafael Brito e Evaristo Geraldo da Silva.

O projeto é 100% gratuito para as escolas, livros e apostilas do projeto serão doados para o acervo das escolas, bem como folhetos de Literatura de Cordel em formato tradicional. Na ocasião serão promovidas, também, exposição e feira de artigos relacionados à nossa cultura e poesia popular.

Serão realizadas diversas ações dedicadas ao gênero literário Cordel e às artes que com ele têm afinidades. Nesta etapa do “Projeto Cordel com a Corda Toda nas Escolas” os coordenadores esperam contemplar cerca de 1000 crianças e educadores de forma direta e indireta com oficinas, lançamentos, apresentações, recitais e livros produzidos dentro do projeto. 

A Escola Municipal José Belisário de Sousa, em Maracanaú, as escolas São Francisco, Adauto Bezerra e Biblioteca Cruz Filho, em Canindé, além da Escola Agrícola Dep. Leorne Belém e E.E.M.T.I Cel Humberto Bezerra, em Quixeramobim, receberão palestras com Klévisson Viana e Arlene Holanda, autores do livro Viagem ao reino Encantado do Cordel, oficinas de xilogravura com o renomado gravurista João Pedro do Juazeiro, cantorias com Guilherme Nobre e recitais com diversos declamadores.


  
MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA

O Ceará se perpetua como o maior polo produtor de Literatura de Cordel desde os longínquos tempos da Tipografia São Francisco, em Juazeiro do Norte, posteriormente rebatizada de Lira Nordestina. A partir da década de 1990, essa produção se acentuou na capital do Estado, sobretudo após o surgimento de associações de poetas, trovadores e folheteiros, tais como o Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste (CECORDEL), a Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE), entre outras, além da consolidada casa editorial Tupynanquim Editora.

Com linguagem coloquial, a Literatura de Cordel é reconhecida como importante manifestação literária, pois é compreendida como uma das nossas primeiras manifestações poéticas em língua portuguesa, tendo origem na produção oral trovadoresca. Nesse sentido, a Literatura de Cordel é cada vez mais aceita nas escolas, em programas governamentais e estudada por universidades espalhadas em todo o mundo.

O “Projeto Cordel com a Corda Toda na Escola” é uma iniciativa da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará – AESTROFE com recursos do Governo do Estado do Ceará, Secretaria Estadual da Cultura – SECULT dentro do programa “Mais Infância Ceará”.



                       
Atendimento à imprensa:
Klévisson Viana – 
(85) 3217-2891 / 9 9675-1099  aestrofe@gmail.com
Arlene Holanda (85) 9 9725-4938 arleneholanda@gmail.com
Bruno Paulino – Quixeramobim (85) 9 9608-6569  bruno_enxadrista@hotmail.com
Noélia Bastos – Canindé  noeliabastos@yahoo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARIRI CANGAÇO

Adiado o CARIRI CANGAÇO de Paulo Afonso-BA NOTA OFICIAL Diante do atual quadro de Pandemia do Covid-19 que assola nossa Naçã...

Pesquisar este blog