terça-feira, 12 de junho de 2018

TRADIÇÕES JUNINAS



Gilvan Sales e Reginaldo Silva

A VIDA E OBRA DE LUIZ GONZAGA É DESTAQUE NO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ



Segundo nos informa o vereador Gilvan Sales, criador do Museu LUIZ GONZAGA E O SERTÃO, no município de Madalena-CE, o comunicador Reginaldo Silva, secretário do Rei do Baião por mais de doze anos, encontra-se em Maracanaú, na Cidade Cenográfica de São João, expondo centenas de objetos ligados à trajetória desse grande ícone da música Nordestina. Afinal, nesse período de festas juninas, o nome mais lembrado ainda é o do Rei do Baião. Até o final de junho, Reginaldo Silva manterá em Maracanaú-CE a exposição 'A Vida e Obra de Luiz Gonzaga', em que estão à mostra 230 peças de um dos maiores acervos particulares do Brasil sobre o cantor pernambucano.
Gilvan Sales, principal articulador dessa mostra em Maracanaú, diz que o projeto tem circulado o País com o acervo do pesquisador e radialista Reginaldo Silva. A mostra inclui a discografia, acervo fotográfico, objetos pessoais e a última sanfona doada por Gonzaga podem ser vistos no local.
A divulgação da obra 'gonzagueana', conforme Reginaldo, já esteve em cerca de 50 cidades em todo o País. Com caráter educativo e cultural, para pesquisas, com demonstrativos em fotografias, documentos, imagens em DVDs, objetos pessoais, artes plásticas e dentre outras coisas ligadas ao Rei do Baião, na exposição são realizadas palestras, e exibição de vídeos com imagens inéditas de Luiz Gonzaga e sua obra.


Reginaldo Silva ladeado por Gilvan Sales e sua esposa Kátia Ferreira

RESGATANDO A OBRA DO MESTRE

Segundo Reginaldo, o objetivo é resgatar a memória história da trajetória do cantor, além de reunir admiradores, colecionadores, pesquisadores, seguidores e os demais membros da sociedade interessados em preservar a identidade cultural. Também é discutido o legado de sua obra, além da promoção e homenagem ao Rei do Baião. A exposição é idealizada de forma itinerante, para percorrer as principais cidades do país, no intuito de disseminar debates.
Parte das peças expostas foi cedida pela família do cantor. O público poderá conferir até sanfonas utilizadas por Gonzaga em seus 30 anos de carreira a objetos como camisas, óculos, pratos, talheres, discos lançados e fotos raras. Além disso, mostruários de fotos relembram diferentes momentos do histórico de Gonzaga.
Reginaldo Silva foi amigo pessoal e produtor da banda de seu Luiz durante 12 anos de trajetória. Em Maracanaú, o acervo tem atraído, além dos fãs da época de Gonzaga, a presença de muitos jovens e universitários, curiosos por conhecer um pouco do legado desse mestre da música nordestina. "Tenho observado um grande interesse da juventude e dos estudantes de mestrado e doutorado que chegam de caderno e caneta nas mãos para registrar fatos sobre a vida do Gonzagão", diz Reginaldo.



QUEM É REGINALDO SILVA

O curador dessa mostra itinerante é também pernambucano, da cidade de Lagoa do Ouro. Reginaldo Silva conheceu Luiz Gonzaga aos 16 anos, na cidade de Goioerê-PR. Viu o cantor pela primeira vez num show de lançamento do livro "O Sanfoneiro do Riacho da Brígida", de Sinval Sá. Onze anos após esse primeiro encontro, teve a oportunidade de sonorizar e apresentar um show de Luiz Gonzaga na inauguração em Cachoeirinha, em Pernambuco.
A ligação definitiva de Reginaldo com o Rei do Baião teve início a partir de 1978, quando o radialista atuou como um dos coordenadores do Festival Nacional de Jericos (Panelas-PE). Naquela época, Reginaldo produziu e realizou um grande show com Luiz Gonzaga. A década de 1980 foi decisiva para a ligação entre ambos. Nesse período, Reginaldo foi trabalhar com publicidade para a empresa "Fumo Dubom", em Arapiraca-AL, produto esse que tinha Luiz Gonzaga como garoto propaganda. Foram muitos anos de andanças, registrados em livro publicado recentemente pelo professor Wilson Seraine, de Teresina-PI, um aficionado pela obra de Luiz Gonzaga. Nos anos de trabalho com Luiz Gonzaga, Reginaldo Silva avalia ter participado de 53 shows. Alguns como produtor e outros como locutor,  percussionista e motorista do velho Lua.


Wilson Seraine (camisa azul) e Reginaldo Silva


SERVIÇO: A programação do São João de Maracanaú acontecerá entre os dias 7 e 23 de junho, na avenida I, com a avenida José Alencar, no Jereissati, a partir das 18 horas.

2 comentários:

  1. Um blog de primeira! As plataformas concorrentes, infelizmente, estão ofuscando os blogues, que a exemplo do livro, segue bem nas mãos de quem sempre gostou de ler. Parabéns pelo conteúdo e interface!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado poeta e Jornalista Pedro Paulo Paulino. Aguardamos novas colaborações suas aqui no CONVERSA DE ALPENDRE.

    ResponderExcluir

CARIRI CANGAÇO

Adiado o CARIRI CANGAÇO de Paulo Afonso-BA NOTA OFICIAL Diante do atual quadro de Pandemia do Covid-19 que assola nossa Naçã...

Pesquisar este blog