quinta-feira, 14 de junho de 2018

BRINCANDO COM RESPONSABILIDADE



São João sem balões e sem riscos

As Festas Juninas já deixaram de ser um conjunto de celebrações eminentemente religiosas e se tornaram uma paixão nacional, a melhor época para saborear os quitutes da roça e viver a inocência do campo. Mas um costume que não pode ser tradição é a prática de soltar balões e foguetes em meio às brincadeiras nos arraiás. É preciso levar a sério os riscos que isso pode causar às florestas e ao meio-ambiente em geral, por isso é preciso evitar essa prática e tomar os cuidados necessários. Dos vários elementos típicos da Festa de São João, Santo Antônio e São Pedro, um que está fora de questão é o balão. Soltar balões é crime: levados pelo vento, eles podem causar incêndios de grandes proporções se caírem sobre as florestas, postos de gasolina, subestações de energia elétrica e outros locais onde possa haver material inflamável.



PREVINA ACIDENTES

 A decoração habitual das Festas Juninas, com as bandeirinhas, faixas e outros materiais, deve ser feita de modo que não haja contato com a rede elétrica. Os barbantes devem ser amarrados em árvores ou pilastras distantes da fiação. No caso de um curto-circuito, o material inflamável pode pegar fogo e gerar um incêndio. O mesmo alerta vale para quaisquer outros adereços e, sempre vale lembrar, que materiais metálicos não devem ser usados na decoração das festividades em hipótese alguma.
Os fogos de artifício também compõem o repertório das Festas Juninas e, dada a sua natureza explosiva, por si só exigem um manejo profissionalizado. Além de mantidos longe do alcance das crianças, os fogos devem ser queimados em locais abertos, longe dos postes, transformadores e outras estruturas.
Mas em Festa Junina que se preze não pode faltar a fogueira e, neste quesito, o cuidado deve ser redobrado: a lenha utilizada deve estar seca e montada sobre uma base de areia, quando o arraiá acontecer no asfalto.  (Baseado em texto publicado pela ELETROBRAS-PI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARIRI CANGAÇO

Adiado o CARIRI CANGAÇO de Paulo Afonso-BA NOTA OFICIAL Diante do atual quadro de Pandemia do Covid-19 que assola nossa Naçã...

Pesquisar este blog