Escritora Rachel de Queiróz no pátio de sua fazenda NÃO ME DEIXES, em Quixadá-CE
Texto extraído da revista O Cruzeiro - 3 de outubro de 1959
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O cego
Aderaldo
Às
três horas da tarde, no pátio da fazenda, o sol é tão forte que encandeia; por
sôbre o mato zarolho sobe para o céu um brilho trêmulo, feito da luz devolvida
que bate no chão e volta para onde veio, como se a terra fosse um espelho.
O
jipe freou defronte à cancela, espantando uns pintos e a cachorra Baleia com o
seu filho Trairi. E do banco da frente do carrinho se levantou um velho alto,
de peito largo, chapéu desabado sobre os óculos escuros. Segurando-o pela mão,
um moço moreno, de bigodinho, foi-lhe dirigindo os passos, como quem traz um
menino.
Saltaram
todos das redes onde cochilavam ao mormaço e, com emoção e alvoroço, correram a
receber aquele que chegava. Pois o homem que atravessava o terreiro, sorrindo e
saudando com sua grande voz de peito, era uma espécie de príncipe, talvez o
último sobrevivente dos grandes cantadores - o cego Aderaldo.
Pelas
casas dos moradores a notícia da visita se espalhou com incrível rapidez, -
parecia até, Deus me perdoe, que pousara em cima do meu alpendre uma estrela de
Natal. Os homens largavam a enxada nos roçados, as mulheres deixavam o milho no
pilão, esquecendo o pão e a hora da janta. E foram-se chegando de mansinho,
homens e velhas, moças e meninos, e quando se deu fé, o terreiro e o alpendre
estavam cheios de gente, e Aderaldo, sentado na cadeira de lona, dava a sua
grande risada e contava causos e desfiava motes e depois pegava no grande
violão e cantava e rememorava desafios, e fazia, como é de praxe, a louvação
dos presentes. Foi aí que ele comprou para sempre o coração da dona da casa,
porque enxergando-a apenas com os espirituais olhos de cego, disse, num remate
de sextilha, que ela era “maneira como uma abelha...”
* * *
O povo da cidade
grande não pode fazer ideia do que é o renome e a grandeza de um cantador. Ele
é a voz cantadeira de toda uma gente que não tem outra forma de expressão
própria, que não lê nem escreve e, na sua necessidade de poesia e comunicação,
fala e se entende pela boca do cantador. Ele é o lírico, o épico, o noticioso,
o cômico. Não são o jornal nem o rádio que informam o povo da morte de Lampião,
da guerra na Europa, do suicídio de Getúlio, da subida ao céu do Padre Cícero.
Ou antes, o rádio e o jornal informam, mas as gentes só dão crédito e
importância depois que o cantador confirma. Ano passado os poetas populares já
estavam explicando nas feiras as proezas do sputinik,
e agora já estarão pondo em versos o bombardeio da Lua, para o povo acreditar.
O povo lhe dá crédito,
como lhe dá amor, porque o cantador é um deles, é a sua testemunha, ao mesmo
tempo que o seu poeta - a sua consciência lírica, a sua voz de protesto ou de
queixa. As mulheres choram quando o escutam, os homens ficam pensativos. E só
se entende que o cantador viva pobre e morra pobre porque a sua gente só tem
para repartir com ele a mesma pobreza, também. Sendo que o pouco que podem dar
lhe permite viver vestido e calçado, - e para eles isso já é abastança.
Aderaldo canta de si e
dos outros, conta a infância, a mocidade, a cegueira. Perdeu a luz dos olhos
aos dezoito anos de idade, a trabalhar numa máquina que de repente lhe lançou
no rosto uma lufada de vapor quente. Depois de cego, recusando-se a pedir
esmola, como outros cegos fazem, lembrou-se de que carregava um poeta dentro do
peito, arranjou uma viola e se fez cantador. E cantando continua até agora,
desde aqueles fatais dezoito anos até os oitenta e um de hoje em dia. Vive
ambulante, igual a Homero, também como ele cego, poeta e cantor. Não tem mulher,
- diz que mulher e cego não são boa combinação. Já criou mais de vinte filhos
alheios, transformando as velhas relações do cego com o seu guia numa
paternidade adotiva que lhe vai preenchendo os vazios do coração. Agora os
guias já são “netos”, filhos dos guias primeiros. Faz algum tempo um político
lhe deu uma maquininha de cinema, que o cantador levava pelos povoados do
interior, completando a exibição dos filmes com explicações e cantigas. Viajava
com uns burros, - mas com o tempo os burros foram morrendo, e alguns amigos
jornalistas se lembraram de iniciar uma subscrição para lhe comprarem um jipe.
Aí, porém aconteceu uma tragédia: a pequena casa onde o Aderaldo morava em
Quixadá, “coberta de Jitirana, cheia de flor em botão”, pegou fogo, foi-se embora.
E o incêndio comeu também o projetor de cinema, os filmes, tudo. Desolado, sem
teto, o poeta desistiu da subscrição, que já não tinha sentido. Os pouco contos
de reis obtidos, deixou-os no banco onde estavam - “ficam para o meu enterro...”.
Um deputado, seu admirador, doído daquela má sorte, obteve para o cantador uma
casa da Fundação da Casa Popular, em Fortaleza. Mas aí apareceu um “algoz” - e
denunciou o cego como proprietário em Quixadá “de uma casa e de um cinema” -
aquilo que o fogo levara...
Aderaldo mostra uma pistola que ganhou de presente de LAMPIÃO
* * *
Tudo isso ele contou e
cantou, mais rido do que chorado, porque tem a tristeza alegre. Quando partiu -
o jipe fora emprestado por um amigo, precisava chegar ao Quixadá antes da noite
- nos deixou comovidos e tontos, como se a gente houvesse podido entrever, na
sua profundidade natural, o escondido e singelo mistério do mundo. E se o
corpo, o triste corpo de carne, nos continuava pesado e pregado ao chão, o
coração aligeirado, contente, cantante, estava, ele sim, leve e inocente -
“maneiro como uma abelha”...
Fonte: http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/03101959/031059_6.htm
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